segunda-feira, 30 de agosto de 2010

3º Fórum

Explique o que você entende pela citação abaixo:

“a apropriação dos gêneros é um mecanismo fundamental de socialização, de inserção prática nas atividades comunicativas humanas. (Bronckart, 1999:103)



Considerando essa citação, qual o papel da escola no trabalho com os gêneros?

2 comentários:

  1. Os gêneros são uma porta de acesso para as atividades comunicativas humanas e circulam em diversos suportes, de acesso à grande maioria. Oferecer esse acesso é o verdadeiro papel da escola, pois garante a todos que participem efetivamente do meio social em que vivem.
    A redação escolar está obsoleta, só servindo dentro dos muros da escola. A partir do momento em que os alunos têm contato com gêneros textuais em suportes autênticos, eles conseguem ir além desses muros, e aplicar a aprendizagem em sua realidade, associando conhecimento à vida.

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  2. Os gêneros são parte do modo como os seres humanos dão forma às atividades sociais, são parte constitutiva da sociedade, eles aparecem nos processos sociais em que as pessoas tentam compreender umas às outras para administrar atividades e compartilhar significados para seus propósitos práticos (BAZERMAN, 2005, p. 31). A produção de gêneros textuais, ressalta Bazerman (op. cit., p. 19), é acima de tudo a produção de fatos sociais e não só fatos lingüísticos, os textos consistem em ações sociais significativas, realizadas mediante a linguagem.
    Os gêneros textuais são, dessa forma, diferentes formas de uso da linguagem, conforme as esferas de atividades em que o falante/escritor está inserido. No momento em que o indivíduo faz uso da linguagem, ele se apropria de gêneros textuais adequados a cada situação de comunicação e utiliza a língua de acordo com os gêneros específicos que são construídos, codificados coletivamente. De modo geral, os falantes sabem como usar o gênero textual, pois têm conhecimento prévio adquirido nas suas relações de linguagem.
    Segundo Koch (1994, p. 54), é a competência textual que permite a um falante distinguir um gênero textual de outro, de acordo com sua experiência de mundo ou aprendizado escolar. Daí a importância da escola trabalhar Gêneros textuais.
    Portanto, quando se domina um gênero textual, não se domina uma forma linguística e sim uma forma de realizar objetivos sócio-discursivos. A circulação dos gêneros textuais na sociedade mostra como a própria sociedade se organiza em todos os seus aspectos.

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