domingo, 15 de agosto de 2010

1º Fórum

   Ler os tópicos 1 e 2 do capítulo 1 (Livro: Diversidade textual - os gêneros na sala
 de aula), observando e destacando da leitura...

1. Que elementos da cultura ocidental marcaram a concepção de escrita presente no 
currículo tradicional?
2. Que sequência deveria seguir o ensino da língua escrita na lógica estabelecida por esse
currículo e o que a escola deveria garantir ao aluno para que ele pudesse escrever bons textos?
3. Que elementos introduzidos nas propostas curriculares elaboradas a partir da década de1980 
conduzem ao rompimento com os princípios orientadores das propostas dos períodos anteriores?
4. Embora as propostas da década de 1980 tenham representado um importante passo na revisão 
do ensino de língua escrita, alguns aspectos presentes nessas propostas foram alvo de críticas.  
Que aspectos são esses?

2 comentários:

  1. 1. Para ter acesso a um modelo universal da cultura ocidental, o currículo se baseava na gramática normativa e na reprodução do modelo de escrita dos clássicos (que toma por base a cultura, os valores e as crenças das classes sociais mais favorecidas).
    2. O currículo tradicional deveria se basear nas regras de conjugações verbais, declinações de nomes etc. A linguagem era apreendida a partir do seguimento de modelos. Cabia à escola assegurar aos alunos o acesso aos clássicos para a imitação do padrão pré-estabelecido a partir da linguagem das classes dominantes. Em seguida era priorizado o uso adequado da gramática.
    3. Nessa nova proposta curricular, a língua vai além de um instrumento e passa a ser elemento de interação, de comunicação. Assume uma função social. Passa-se a enfatizar as funções comunicativas.
    4. Uma das críticas feitas às novas propostas educacionais refere-se à produção de textos extra-escolares como algo dissociado da sala de aula, desta forma negando que a escola, por si só, seja um ambiente de comunicação. O conceito de imitação não foi totalmente extinto, apesar das mudanças.

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  2. 1. A utilização apenas dos livros clássicos e da gramática normativa, a observação dos valores e crenças da classe privilegiada e a valorização unicamente da língua padrão.
    2. Linguagem ensinada a partir de modelos. A escola deveria garantir aos alunos o desenvolmento da capacidade de dominar bem a gramática e ter acesso a modelos de escrita até apropriar-se e suas estruturas, tornando-se um bom escritor.Esta ação era focalizada no vocabulário e na sintaxe.
    3.A partir da década de 1980, passaou-se a focar a função comunicativa da língua na transmissão e compreensão das ideias, fatos e sentimentos, tanto na forma oral quanto na escrita.
    4. - O desenvolvemntto da escrita ontinua sendo visto como resultado da pr´tica da imitação de 'boas leituras';
    - A produção de testos exclusivamente escolares como se a escola fosse um ambiente artificial, totalmente fora da realidade dos alunos;
    - Os textos ainda são vistos como um conjunto de unidades linguíticas( palavras, frases, períodos) para expressar claramente um pensamento, independentemente das práticas sociais, isentas de qualquer pressão comunicativa e historicamente invariável.

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