domingo, 22 de agosto de 2010

2º momento (19/08/10)

"Ploculando"

        Desesperado, o chefe olha para o relógio, e, já não acreditando que um funcionário chegaria a tempo de fornecer uma informação importantíssima para uma reunião, liga para o cara:

- Alô! - atende uma voz de criança, quase sussurrando.
- Alô. Seu pai está?
- Tá... - ainda sussurrando.
- Posso falar com ele?
- Não - disse a criança, bem baixinho.
       Meio sem graça, o chefe tenta falar com algum outro adulto:
- E a sua mamãe? Está aí?
- Tá.
- Ela pode falar comigo?
- Não. Ela tá ocupada.
- Tem mais alguém aí?
- Tem... - sussurra.
- Quem?
- O "puliça".
      Um pouco surpreso, o chefe continua:
- O que ele está fazendo aí?
- Ele? Ele tá conversando com o papai, com a mamãe e com o "bombelo"...
      Ouvindo um grande barulho do outro lado da linha, o chefe pergunta assustado:
- Que barulho é esse?
- É o "licópito".
- Um helicóptero?
- É. Ele "tlosse" uma equipe de busca.
- Minha nossa! O que está acontecendo aí? - o chefe pergunta, já desesperado.
      E a voz sussurra, com um risinho safado:
- Eles tão me "ploculando".

(Tadeu, Paulo. Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças. São Paulo: Matrix, 2007.)


___________________________________________________________________________

A FÁBULA NA SALA DE AULA

Objetivo geral: Conhecer o gênero textual fábula.

Objetivos específicos:

Posicionar-se oralmente frente às perguntas feitas pelo professor
Escutar atenciosamente a contação da história
Ler e ordenar a sequência de fatos desenvolvida numa narrativa
Localizar informações explícitas no texto narrativo
Produzir um novo final para a fábula

       Iniciei a aula escrevendo no quadro o título da fábula a ser trabalhada com os alunos, "A tartaruga e a Lebre". Fiz o levantamento do conhecimento prévio deles com perguntas que caracterizassem uma tartaruga e uma lebre (onde vivem, qual dos dois animais é o mais veloz, entre outras). Perguntei também se eles já  tinham lido algum texto envolvendo animais. Alguns comentaram que sim, que tinham lido algumas histórias envolvendo situações com animais no ano anterior. Após esse momento, fiz a leitura expressiva da fábula, dando pausas, utilizando gestos, expressão facial relacionada a cada parte do texto, era como se eu fosse uma contadora de história de verdade.
      Depois da minha contação, organizei os alunos em pequenos grupos e distribuí a fábula fatiada. Pedi para que eles, com base na contação que fiz, organizassem a história na sequência correta. Quando terminaram, pedi para que um componente de cada grupo fizesse a leitura da fábula montada. Apenas um grupo trocou a sequência. Nesse momento, refletimos sobre a importância da sequência dos fatos numa história.
       Finalizada essa primeira etapa, escrevi algumas perguntas de interpretação do texto para que os grupos respondessem, e uma das perguntas foi "Por que o texto lido era uma fábula?" Após algum tempo, iniciamos a correção da atividade, e no momento em que os grupos davam suas respostas sobre o texto fábula, eu sistematizava numa cartolina. Foi interessante observar que eles apresentaram dados coerentes sobre a fábula, disseram que tinham sempre animais, tinha uma mensagem no final (a moral), e que era pra ensinar sobre alguma coisa.
        Depois desse momento, disse que a próxima atividade era para que cada grupo fizesse um novo final para a fábula, e as respostas de todos os colegas deveriam ser consideradas, e que todos participassem dessa atividade de produção de texto. Enquanto produziam o final da história, eu visitava cada grupo fazendo intervenções, quando necessário. Comentei com a classe sobre a importância da produção escrita para melhorar a ortografia e na organização das ideias do texto. Quando terminaram as produções, eu as recolhi e informei que iria revisá-las e na próxima aula, eles iriam reescrevê-las com ajuda do dicionário. Comentei também sobre a possibilidade de montarmos um livrinho para que os colegas de outras turmas tivessem acesso. Nas aulas seguintes, meus alunos reescreveram a fábula, fizeram ilustrações a partir do tema de seus textos, organizaram junto comigo o livrinho, que foi exposto na biblioteca e lido pelos alunos do primeiro ano. Meus alunos se envolveram muito com essa proposta. Antes, eu lia um texto e, em seguida, pedia para que eles já produzissem um, mas agora sei que precisam de uma sequência para que a aprendizagem do gênero seja efetiva.

PARA REFLEXÃO: OS OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICOS) FORAM ATINGIDOS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário