domingo, 22 de agosto de 2010

2º momento (atividade)

AUTORRETRATO

             Eu sou um menino maior que muitos e menos que outros. Na cabeça tenho cabelo que mamãe manda cortar muito mais do que eu gosto e, muito dentes, que doem. Estou sempre maior que a roupa, por mais que a roupa do mês passado fosse muito grande. Só gosto de comer o que a mãe não quer me dar e ela só gosta de me dar o que eu detesto. Em matéria de brincadeiras as que eu gosto são as mais perversas, mas essa minha irmãzinha grita muito.
                                                                                                     (Millôr Fernandes. Conposissões imfantis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1976.p.11)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

OBJETIVO: Refletir sobre a estrutura e função social dos gêneros textuais, considerando os eixos de leitura e produção escrita como importantes dispositivos para uma adequada apropriação do gênero.

1. O professor divide a turma em pequenos grupos e entrega a cada equipe uma cópia do autorretrato e uma cópia de uma receita (ou escreve no quadro os textos), pede para que os alunos façam a leitura e depois escrevam  as diferenças existentes entre os dois textos (dependendo da série, o professor, após a leitura compartilhada do texto no quadro, pergunta aos alunos as diferenças). Após determinado tempo, o professor faz a correção coletiva e vai sistematizando no quadro as respostas.

2. Após a sistematização das respostas  apresentadas pelos alunos, o professor completa no quadro alguma característica não encontrada pelos alunos e informa que cada texto tem suas características específicas e, para que possamos produzi-los, é importante conhecer a maneira como o texto se estrutura.

3. Feita a caracterização dos gêneros, o professor informa que o gênero que irá ser trabalhado naquele momento é o autorretrato. E inicia a leitura coletiva do gênero.

4. Após a leitura, o professor coloca no quadro algumas perguntas para interpretação e compreensão do texto. Depois faz a correção coletiva do exercício proposto.

PROFESSOR CURSISTA, É NECESSÁRIO COMPLETAR ESSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

5 comentários:

  1. 5. Após a realização dos exercícios, os alunos serão levados ao laboratório de informática para criar ou editar seu perfil em algum site de relacionamento da internet, seja orkut, sonico, facebook ou outro.
    6. Após a conclusão da tarefa, os alunos, em dupla, visitarão o perfil do colega e, depois, discutirão o atendimento ou não ao gênero proposto.
    7. Após a discussão em grupo, a tarefa será discutida por toda a turma.
    8. No quadro, serão apontados os pontos fortes e os fracos da atividade, sugeridos pelos próprios alunos, a fim de tirar qualquer dúvida existente sobre o gênero.
    9. Após esse levantamento, os alunos acessarão novamente o seu perfil e o editarão se for necessário. O professor deverá circular pelo laboratório para dar sugestões, a fim de reforçar o gênero estudado.

    ResponderExcluir
  2. 5.Trabalhar a intertextualidade lendo o testo autorretrato de Cecília Meireles.
    6.Discutir em pequenos grupos qual a relação entre os dois textos.
    7.Apontar o objetivo dos autores ao escreverem esses textos.
    8.Após apresentaçção da atividade em grupo,cada aluno produzirá seu próprio texto.
    9. Apresentação dos textos produzidos pelos alunos (espontaneamente).

    ResponderExcluir
  3. Professora Emanuele

    5. Trocar as produções entre os alunos para que complementem com pontos não identificados no texto do outro.

    6. Montar o perfil da sala junto com os alunos de acordo com a produção dos mesmos.

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE FAZER ALGUNS QUESTIONAMENTOS QUANTO A ESSA SEGUÊNCIA DIDÁTICA:
    1 – O FATO DO TEXTO TER O TÍTULO AUTORRETRATO, SIGNIFICA QUE O GÊNERO É AUTO-RETRATO?
    ACHO QUE NÃO, SENDO UM TEXTO LITERÁRIO ( UM GÊNERO LITERÁRIO) SUA LEITURA TEM FUNÇÃO DE DELEITE ( NÃO É MESMO GUSTAVO?);
    2 – NO TEXTO NÃO EXISTE UM EU REAL ( MILLÔR CRIANÇA), MAS SIM UM EU LÍRICO (CRIANÇA). COMO ESSE ASPECTO DO TEXTO LITERÁRIO SERÁ TRABALHADO?

    ResponderExcluir
  5. 5.Os alunos seriam levados a refletirem se confiariam num autoretrato de alguém desconhecido;

    6.Como eles fariam o próprio autoretrato(oralmente);

    7.Discutir com os alunos, qual a opinião deles, sobre a existência de características muito pessoais,em um autoretrato;

    8.Produzir individualmente um autoretrato.

    ResponderExcluir