PERGUNTAS PARA REFLEXÃO EM GRUPO
1. Os objetivos didáticos foram alcançados?
2. O que os alunos leram?
3. O que os alunos escreveram?
4. Para que eles escreveram?
5. Para quem eles escreveram?
6. As atividades planejadas pela professora permitiram a apropriação do gênero por parte dos alunos?
7. Além das perguntas de compreensão sobre a temática do texto, qual a importância de elaborar perguntas sobre a estrutura e a função do gênero?
Os objetivos didáticos foram alcançados parcialmente. Os objetivos específicos foram atingidos, porém o geral não, pois os alunos não chegaram a dominar o gênero em sua totalidade. Eles simplesmente iniciaram contato com a fábula e conheceram suas principais características. O trabalho deve ter continuidade para se alcançar o objetivo geral proposto.
ResponderExcluirOs alunos leram fragmentos da fábula, produziram um novo final para ela, atenderam inicialmente a uma tarefa escolar, dirigida à professora. Posteriormente o reescreveram a fim de fazer um livro para a biblioteca, para os demais alunos da escola terem acesso.
A apropriação do gênero foi superficial. Elaborar perguntas sobre a estrutura do gênero é válido, a partir do momento em que se é levado até ela de forma suave e processual.
Assim como a colega Carol, também acho que os objetivos foram parcialmente alcançados. Apenas reconhecer as características da fábula não garante que os alunos tenham realmente se apropriado do gênero. Portanto, o trabalho deve ter continuidade para que o objetivo seja totalmente atingido. Podendo-se, por exemplo, solicitar que os alunos produzam uma fábula.
ResponderExcluirA fábula foi trabalhada de forma interessante, em sala de aula,porém o gênero(fábula) não foi explorado em sua totalidade na sequência. Levando-nos a perceber que os alunos provavelmente não se apropriaram do gênero.
ResponderExcluir