domingo, 17 de outubro de 2010

Ficha a ser preenchida e devolvida para o e-mail diversidadetextual@yahoo.com.br

CURSO
“DIVERSIDADE TEXTUAL: OS GÊNEROS NA SALA DE AULA”

PROFESSOR CURSISTA:                                                                                                             
ESCOLA:                                                                                                                                                                          
FORMADOR:                                                                                                                  
ATIVIDADES PARA REFLEXÃO SOBRE OS CONTEÚDOS JÁ VIVENCIADOS
TEXTO 2: Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?
ATIVIDADE 1
                A partir da leitura do texto, responda aos seguintes questionamentos:
1.       Seria adequada uma abordagem homogênea dos textos na escola, ou seja, um trabalho que não leve em consideração o modo como cada gênero funciona nos contextos sociais?
2.       Em que consiste, então, o trabalho com os gêneros textuais?
3.       Em que se diferencia de um trabalho com textos?
4.       Traz vantagens para o ensino de língua materna? Por quê?

TEXTO 3:  “O tratamento da diversidade textual nos livros didáticos do português:  como fica a questão dos gêneros?”, de Clécio Bunzen.
ATIVIDADE 2
Em relação ao livro didático utilizado por você em sala de aula:
O Livro Didático (LDP) adotado encontra-se organizado por unidades ou lições?
 (   ) sim    (    ) Não   (   ) outra forma de organização. Qual? ____________________
As unidades e lições são organizadas por temáticas?
(    ) Sim   (    ) Não  (   ) Outra forma de organização. Qual? ____________________
Quais temáticas são abordadas no volume que você está analisando?

Em todas as unidades/lições/módulos, há atividades de leitura?
(    ) Sim    (    ) Não
Em que seções didáticas aparecem as atividades de leitura?

TEXTO 4:  “Redação escolar:  breves notas sobre um gênero textual”, de Beth Marcuschi

ATIVIDADE 3
Quais as vantagens e desvantagens de um e de outro subgrupo de redação, do ponto de vista da aprendizagem?  (amplie o número de linhas, se houver necessidade)

Redação clássica
Redação mimética
Vantagens
Desvantagens
Vantagens
Desvantagens
1




2




3





Nenhum comentário:

Postar um comentário