CURSO
“DIVERSIDADE TEXTUAL: OS GÊNEROS NA SALA DE AULA”
PROFESSOR CURSISTA:
ESCOLA:
FORMADOR:
ATIVIDADES PARA REFLEXÃO SOBRE OS CONTEÚDOS JÁ VIVENCIADOS
TEXTO 2: Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?
ATIVIDADE 1
A partir da leitura do texto, responda aos seguintes questionamentos:
1. Seria adequada uma abordagem homogênea dos textos na escola, ou seja, um trabalho que não leve em consideração o modo como cada gênero funciona nos contextos sociais?
2. Em que consiste, então, o trabalho com os gêneros textuais?
3. Em que se diferencia de um trabalho com textos?
4. Traz vantagens para o ensino de língua materna? Por quê?
TEXTO 3: “O tratamento da diversidade textual nos livros didáticos do português: como fica a questão dos gêneros?”, de Clécio Bunzen.
ATIVIDADE 2
Em relação ao livro didático utilizado por você em sala de aula:
O Livro Didático (LDP) adotado encontra-se organizado por unidades ou lições? | ( ) sim ( ) Não ( ) outra forma de organização. Qual? ____________________ |
As unidades e lições são organizadas por temáticas? | ( ) Sim ( ) Não ( ) Outra forma de organização. Qual? ____________________ |
Quais temáticas são abordadas no volume que você está analisando? | |
Em todas as unidades/lições/módulos, há atividades de leitura? | ( ) Sim ( ) Não |
Em que seções didáticas aparecem as atividades de leitura? | |
TEXTO 4: “Redação escolar: breves notas sobre um gênero textual”, de Beth Marcuschi
ATIVIDADE 3
Quais as vantagens e desvantagens de um e de outro subgrupo de redação, do ponto de vista da aprendizagem? (amplie o número de linhas, se houver necessidade)
| Redação clássica | Redação mimética | ||
Vantagens | Desvantagens | Vantagens | Desvantagens | |
1 | | | | |
2 | | | | |
3 | | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário